Basta um clique!

A tecnologia digital evoluiu muito a partir da década de 90, principalmente as câmeras fotográficas. As novas câmeras digitais chegaram para substituir o velho filme de acetato e sua revelação. Acabou o tempo de espera e ansiedade pela imagem. A fotografia ganhou muitos adeptos e se tornou banal.
Fotografar era caro, exigia-se conhecimento técnico, fotometragem, abertura do diafragma, além de investimentos em aparelhagem, filmes e revelação. Fotografar era precioso; a revelação, um ato mágico e a surpresa do resultado, melhor ainda. Cada momento era importante, até mesmo a montagem nos álbuns.
A nova tecnologia banalizou o ato de fotografar. Com um celular ou tablet nas mãos, qualquer um é fotógrafo. Ninguém ainda parou para pensar na qualidade das fotos. Não existe mais poesia, técnica ou qualidade da imagem: o olho perdeu seu próprio olhar. Postar nas mídias sociais é o foco. Basta um clique e pronto!
Cópia em papel não existe mais. As imagens podem desaparecer numa fração de segundo quando se perde o celular ou se troca de aparelho. As fotografias podem até ficar na memória, mas o que fazer para eternizá-las?


Um comentário:

Lu Guimarães disse...

Simone, "basta um click" para saber que são suas fotos, lindas e mto bem feitas, com tanta evolução de tecnologia...suas fotos tb evoluíram! parabéns!